Desenvolvimento integral de crianças e adolescentes

para uma cidadania plena.

 

NOTÍCIAS

Projeto ELO

03/11/2017


3

O encerramento abrupto do convênio com a Prefeitura de São Mateus em 2013 forçou Nova Esperança a reestruturar suas atividades e a se reorganizar para manter o atendimento às crianças com a mesma qualidade, porém com custos menores e com menos funcionários.

Os esforços internos, as ajudas extraordinárias que foram solicitadas e o apoio principalmente do Governo do Estado do Espírito Santo permitiram dar continuidade à atividade educacional da Associação só com as crianças do CEIM e da Escola; as atividades do Semi-Internato no final de 2013 encerraram, sem previsão de volta.

Após 2 anos de reorganização financeira, em 2016 Nova Esperança começou a pensar uma nova atividade, destinada prioritariamente aos adolescentes, que hoje representam a faixa etária com maior vulnerabilidade social.

Aproveitando do ambiente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, presidido pelo representante de Nova Esperança desde 2014, foram realizadas numerosas conversas com órgãos da assistência social da Prefeitura de São Mateus e com as outras entidades que compõem a rede de assistência à criança e ao adolescente na cidade, além de ouvir amigos e apoiadores. A finalidade das conversas foi definir qual era a maior demanda dos adolescentes da periferia sul da cidade, região onde fica Nova Esperança.

A demanda identificada foi o acesso ao mercado de trabalho como aprendizes.

A partir dai foram identificadas as principais dificuldades dos adolescentes para acessar os programas de “Menor Aprendiz” já existentes em São Mateus e de se firmar nas empresas como empregados; neste momento foram incluídos nas conversas empresários amigos da associação.

As principais dificuldades levantadas foram o preparo acadêmico em língua portuguesa, matemática e informática, além de uma falta de postura e perspectiva de vida.

Este diagnóstico deu forma ao projeto “Elo: meu presente, meu futuro”, cujo objetivo é auxiliar adolescentes com idade entre 14 e 17 anos a conseguirem um preparo acadêmico e pessoal melhor para acessar o mercado de trabalho como aprendizes.

O projeto Elo atende até 60 adolescentes, divididos em duas turmas (matutina e vespertina). Eles são atendidos num período de 4 horas, de segunda a sexta-feira com atividades acadêmicas e lúdicas.

O núcleo acadêmico do projeto é constituído por cursos de reforço em língua portuguesa, atendimento ao cliente, matemática e informática. O curso de português e atendimento ao cliente é ofertado pela coordenadora do projeto, Giseli Terezinha de Souza Soares Zequinelli, ex aluna de Nova Esperança e graduada em pedagogia graças a bolsas de estudo da Associação; os cursos de matemática e informática são ofertados em parceria com o CEUNES/UFES.

O núcleo lúdico é constituído por cursos de violão e teatro, cujo principal objetivo é melhorar a capacidade de comunicação dos adolescentes, sua postura e seu relacionamento e capacidade de colaboração em grupo.

Além destes dois núcleos fixos, Nova Esperança aproveita de sua grande rede de amigos e colaboradores para realizar momentos de debate e reflexão com os adolescentes sobre temas variados, visando o crescimento pessoal deles e o desenvolvimento do interesse na participação ativa na sociedade.

Em colaboração com a Prefeitura de São Mateus, com o Hospital Roberto Silvares e com profissionais voluntários, é realizado também um acompanhamento psicológico pessoal (quando é identificada a necessidade) e grupal.

A primeira turma começou as atividades em 17 de julho deste ano e vai permanecer no projeto até dezembro de 2018; a partir de 2019 as turmas serão renovadas anualmente.

Em 2017 os investimentos de Nova Esperança foram significativos, sobretudo para a instalação do laboratório de informática e a adequação do armazém para as aulas de teatro. Todos os investimentos foram cobertos com recursos próprios ou captados para este fim específico.

Pensamos que o projeto Elo seja uma primeira semente de uma nova atuação da Associação, procurando responder às demandas que surgem sempre novas à medida que a sociedade muda suas estruturas e características. Novos passos virão, contando sempre mais com o trabalho em rede e com a colaboração de todas as pessoas que aqui em São Mateus e mundo afora acreditam na nossa missão e apostam no nosso jeito de criar novas esperanças para que mais precisa.

   


 

 

 

+55 (27) 3767-3458

novaesperanca@novaesperanca.org.br

Associação de Moradores Nova Esperança

Rod. Governador Mário Covas, 426, Km 65 - São Mateus/ES

 

 

2017 - © Todos os direitos reservados