Associação Nova Esperança

Chegou visita!!!! Bem-vindo! Bem-vinda!

Nós da Associação Nova Esperança estamos felizes por sua visita. Quer nos conhecer um pouco mais?

Somos uma Associação, uma Organização da Sociedade Civil – OSC, como dizem as leis, inscrita nos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Criança e do Adolescente e certificada como “Entidade Beneficente de Assistência Social” (CEBAS) pelo Ministério da Cidadania.

Somos uma equipe, com pessoas da cidade de São Mateus, unidas com o objetivo de atender crianças e adolescentes que precisam de oportunidades para crescer, ter uma vida digna e ser cidadãos/ãs que contribuam para o crescimento da sociedade e da cidade.

Somos “Nova”, não porque nossa OSC acabou de ser criada; aliás: somos a Entidade mais antiga da cidade, fundada em 1970 por um casal de italianos, Egidio e Luigia Bordoni. Eles vieram da Itália em missão, para se colocar a serviço de pessoas pobres e seus filhos e netos estão ainda hoje mantendo vivo o legado dos fundadores e dirigem a Associação. .

Somos “Nova” porque nossa associação está sempre se renovando, acompanhando as mudanças sociais e as novas demandas que surgem. Começamos profissionalizando pessoas e criando uma comunidade de famílias; depois nos dedicamos à educação gratuita e de qualidade, pioneiros com escolas de tempo integral já nos anos 70 do século passado; depois organizamos atividades de assistência social e cultural com adolescentes, no contraturno escolar. Tivemos também orfanato e ajudamos a desenvolver a educação infantil em São Mateus, articulando e gerindo recursos para abrir 34 das atuais 38 creches municipais.

Somos “Esperança” porque desde o começo não medimos esforços para juntar pessoas e recursos para colocá-los a disposição de toda pessoa, para que, por carente que seja, consiga reconhecer suas capacidades, consiga potencializá-las e assim possa olhar para seu futuro com otimismo e confiança.

O nosso nome completo é Associação de Moradores Nova Esperança, porque no começo várias famílias do bairro Vila Nova receberam capacitação profissional e materiais para construir aqui suas casas. 12 famílias moraram aqui durante um tempo e algumas destas casas de madeira ainda estão sendo usadas hoje. Não desenvolvemos mais este tipo de atividades, porém não queremos apagar da nossa memória e da nossa história esse começo tão difícil, quanto brilhante e profético. “de Moradores” sempre vai fazer parte de nossa história. E do nosso nome também!