Associação Nova Esperança

Vamos relembrar o que rolou no TERCEIRO TRIMESTRE no Projeto Elo?

No TERCEIRO TRIMESTRE os encontros do SCFV foram pautados no eixo Convivência Social”. As atividades propõem que os usuários se compreendam como cidadãos, sujeitos de direitos e deveres, agentes, interventores nos espaços em que estabelecem relações sociais como, a sua moradia, a sua escola, os locais que costumam frequentar no cotidiano.

 

Julho:

Por ser um mês de recesso escolar nas escolas, foram propostas atividades diversificadas com gincana, futebol, oficina de dança, oficina de perna de pau, oficina de teatro e visita ao Projeto Social Araçá.

 

Nesse mês recebemos a visita de 16 italianos. Durante a visita eles conheceram as instalações e atividades do SCFV (Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos) e oficinas do Projeto Elo.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos durante todo ano tem realizado atividades com outros Projetos Sociais com o objetivo de proporcionar convivência em outros espaços. Esse mês aconteceu a 2ª visita no Projeto Araçá, com atividade sobre questões referentes ao desmatamento, políticas públicas, poluição, cultura, exclusão social, parques e reservas florestais, ecologia, crise hídrica, aquecimento global, pobreza, religião, reciclagem, natureza, história do Brasil, fauna e flora, crise financeira, manguezais, ecossistemas, turismo, desigualdade social, tecnologia. 

 

Agosto:

No mês de agosto os adolescentes entraram em uma nova fase de formação, “o estágio de observação”, com a oportunidade de observar na prática diversas atividades profissionais. Uma parceria que permite aos adolescentes a vivência em ambientes de trabalhos na cidade de São Mateus.  A ação é resultado da parceria firmada entre Nova Esperança e 32 empresas de São Mateus. O estágio ocorreu as sextas-feiras no contraturno dos adolescentes.

No período do estágio os adolescentes conheceram o Tatá - Cozinha de origem. A visita também faz parte da atividade prática do Projeto Sombras, que busca proporcionar aos adolescentes visão abrangente do mundo do trabalho, apresentando diversas possibilidades de atuação profissional, suas características, oportunidades e desafios. Os adolescente foram acolhidos pelo Chef (Gabriel Bordoni) e Gerente (Karoline Camata).

Outras atividades nesse mês foram propostas como:

·         Visita ao Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu-ES que foi planejada e alinhada com as atividades desenvolvidas no Projeto, com objetivo de proporcionar o conhecimento de outras culturas, a fim de gerar a consciência de uma sociedade de paz e tolerância, contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, passando pela temática da sustentabilidade, cidadania e valores humanos.

·         Os adolescentes realizaram atividade prática de fotografia e edição de vídeo com a equipe de arqueólogos, a respeito do trabalho realizado no processo da requalificação urbana no Sítio Histórico de São Mateus.

·         O SCFV (Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos) realizou intercâmbio com alunos, equipe da APAE (Associação de Pais e Amigos de São Mateus) e os adolescentes do Projeto, com objetivo reforçar a importância de se dedicar ao outro, de compartilhar alegrias, entender realidades diferentes e, acima de tudo, agir com respeito. O encontro foi marcado por emoção, alegria e diversão, uma tarde de lazer com futebol, pintura de rosto, experiência de andar com perna de pau e troca de experiência.

·         Na oficina de Atendimento ao cliente com a parceria das empresas SEST SENAT e SENAC, os adolescentes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre Postura Profissional e Uso da Internet.

 

Setembro:

Diante da proposta desse mês sobre prevenção ao suicídio, recebemos as estagiárias do curso de Psicologia, Luciana e Patrícia  da Faculdade UNIVC, a fim de proporcionar junto aos usuários do projeto uma reflexão  sobre a campanha setembro amarelo, dialogando sobre os cuidados com a vida, principalmente com a saúde mental.

Na segunda semana aconteceu a 2ª reunião de Pais/responsáveis com objetivo de acolher os novos usuários, fortalecer os vínculos familiares, apresentar a organização, rotina, equipe, objetivos, missão e atividades realizadas.

As oficinas de atendimento ao cliente foram promovidas com a parceria do SENAC e SEST SENAT. Foram tratados os temas Marketing digital e Empreendedorismo.