No TERCEIRO
TRIMESTRE os encontros do SCFV foram pautados no eixo “Convivência Social”. As atividades propõem que os usuários
se compreendam como cidadãos, sujeitos de direitos e deveres, agentes,
interventores nos espaços em que estabelecem relações sociais como, a sua
moradia, a sua escola, os locais que costumam frequentar no cotidiano.
Julho:
Por ser um mês de recesso
escolar nas escolas, foram propostas atividades diversificadas com gincana,
futebol, oficina de dança, oficina de perna de pau, oficina de teatro e visita
ao Projeto Social Araçá.
Nesse mês recebemos a
visita de 16 italianos. Durante a visita eles conheceram as instalações e
atividades do SCFV (Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos) e
oficinas do Projeto Elo.
O Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos durante todo ano tem realizado atividades com outros
Projetos Sociais com o objetivo de proporcionar convivência em outros espaços.
Esse mês aconteceu a 2ª visita no Projeto Araçá, com atividade sobre questões
referentes ao desmatamento, políticas públicas, poluição, cultura, exclusão
social, parques e reservas florestais, ecologia, crise hídrica, aquecimento
global, pobreza, religião, reciclagem, natureza, história do Brasil, fauna e
flora, crise financeira, manguezais, ecossistemas, turismo, desigualdade
social, tecnologia.
Agosto:
No mês de agosto os
adolescentes entraram em uma nova fase de formação, “o estágio de observação”,
com a oportunidade de observar na prática diversas atividades profissionais. Uma parceria que permite aos adolescentes a
vivência em ambientes de trabalhos na cidade de São Mateus. A ação é resultado da parceria
firmada entre Nova Esperança e 32 empresas de São Mateus. O estágio
ocorreu as sextas-feiras no contraturno dos adolescentes.
No período do estágio os adolescentes conheceram o Tatá - Cozinha de origem. A visita também faz
parte da atividade prática do Projeto Sombras, que busca proporcionar aos adolescentes visão
abrangente do
mundo do trabalho, apresentando diversas possibilidades de atuação
profissional, suas características, oportunidades e desafios. Os adolescente
foram acolhidos pelo Chef (Gabriel Bordoni) e Gerente (Karoline
Camata).
Outras atividades nesse mês
foram propostas como:
·
Visita ao Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu-ES
que foi planejada e alinhada com as atividades desenvolvidas no Projeto, com
objetivo de proporcionar o conhecimento de outras culturas, a fim de gerar a consciência
de uma sociedade de paz e tolerância, contribuir para o desenvolvimento
integral do ser humano, passando pela temática da sustentabilidade, cidadania e
valores humanos.
·
Os adolescentes realizaram atividade prática de
fotografia e edição de vídeo com a equipe de arqueólogos, a respeito do
trabalho realizado no processo da requalificação urbana no Sítio Histórico de
São Mateus.
·
O SCFV (Serviço de convivência e Fortalecimento
de Vínculos) realizou intercâmbio com alunos, equipe da APAE (Associação de
Pais e Amigos de São Mateus) e os adolescentes do Projeto, com objetivo
reforçar a importância de se dedicar ao outro, de compartilhar alegrias, entender
realidades diferentes e, acima de tudo, agir com respeito. O encontro foi
marcado por emoção, alegria e diversão, uma tarde de lazer com futebol, pintura
de rosto, experiência de andar com perna de pau e troca de experiência.
·
Na oficina de Atendimento ao cliente com a
parceria das empresas SEST SENAT e SENAC, os adolescentes tiveram a
oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre Postura Profissional e Uso da
Internet.
Setembro:
Diante da proposta desse mês sobre prevenção ao suicídio, recebemos as
estagiárias do curso de Psicologia, Luciana e Patrícia da Faculdade UNIVC, a fim de proporcionar
junto aos usuários do projeto uma reflexão
sobre a campanha setembro amarelo, dialogando sobre os cuidados com a
vida, principalmente com a saúde mental.
Na segunda semana aconteceu a 2ª reunião de Pais/responsáveis com
objetivo de acolher os novos usuários, fortalecer os vínculos familiares,
apresentar a organização, rotina, equipe, objetivos, missão e atividades
realizadas.
As oficinas de atendimento ao cliente
foram promovidas com a parceria do SENAC e SEST SENAT. Foram tratados os temas Marketing
digital e Empreendedorismo.