O que fazemos aqui em Nova Esperança? Procuramos fazer o bem. E bem feito!!!
Depois que em 2013 tivemos que entregar a coordenação das atividades ligadas à educação por impedimentos legais, escolhemos nos dedicar 100% à assistência social.
Decidimos então conversar com amigos, parceiros, técnicos da Prefeitura de São Mateus para definir qual seria o público alvo e qual a necessidade a ser atendida. Surgiu então a definição dos adolescentes como público e a inserção no mercado de trabalho como necessidade.
Muitos relatos apontavam a população entre 14 e 18 anos como aquela com maiores vulnerabilidades, além de ser aquela fase da vida em que cada pessoa descobre suas potencialidades e seus limites, define seus valores e dá um importante pontapé para construção do seu futuro profissional e pessoal.
Nasce então o “Projeto Elo: meu presente, meu futuro”. Uma nova equipe, composta por pessoas que viveram parte de sua vida em Nova Esperança, preparou as bases do novo projeto social, que depois seria aperfeiçoado e adequado à legislação da assistência social quando foi solicitada a inscrição da OSC nos conselhos de Assistência Social.
O Projeto Elo trabalha com
adolescentes de 14 até 17 anos, preferivelmente porém não exclusivamente da
periferia sul da Cidade, oferecendo o Serviço de Convivência e Fortalecimento
de Vínculos e várias oficinas, com informática básica, atendimento ao cliente, teatro, educação financeira,
noções básicas de direito, educação e cidadania, corel draw 8.0, reforço em
matemática, estágio de observação em empresas da cidade.
O objetivo é estimular o
crescimento dos/as adolescentes para que entrando no mundo do trabalho tenham
maturidade, mais possibilidades de permanecer nele e assim comecem com o pé
direito (ou com o esquerdo para os/as canhotos/as) a caminhada do futuro.
“Nada encanta mais do que seu futuro em suas mãos”. Por isso todos de Nova Esperança nos dedicamos ao máximo e procuramos usar do melhor jeito cada centavo doado para que os adolescentes saiam do projeto Elo e de Nova Esperança com saudade, porém com alegria e confiança. E voltem mais tarde sendo elos de Esperança com histórias bonitas para contar!